Sistema de irrigação em Lúpulo na AmBev em Lages/SC

A unidade de produção da AmBev em Lages/SC idealizou no ano de 2019, um projeto inovador visando o crescimento produtivo e econômico da região. Foram cultivadas quatro variedades de lúpulo em busca da que melhor se adequasse ao clima e solo locais, sendo feitos testes experimentais em cada uma destas. A Terra Molhada Irrigação foi procurada para desenvolver, com o know-how agronômico possuído, a solução exata para este novo desafio.

Em parceria com fornecedores de mudas de lúpulo, equipamentos eletrônicos e de engenheiros e coordenadores da AmBev, foi instalado um sistema de irrigação por gotejamento para 1,0ha de plantio. São utilizadas linhas duplas por canteiro, com emissores a cada 30 centímetros, fornecendo o volume de água necessário para um crescimento ótimo excelente das plantas, que chega a consumir 21,0 litros por dia em situações críticas. Desenvolvemos a automação do sistema e o controle do processo chamado de fertirrigação (injeção de fertilizantes via água de irrigação), o que permitiu a aceleração dos processos experimentais por parte da cervejaria. A estação de irrigação na unidade se tornou ponto de visitas frequentes e foco da curiosidade de muitos por conta da alta tecnologia e dedicação implantadas pela nossa empresa.

Com a melhor variedade identificada, os métodos de produção bem definidos e os parceiros corretos ao lado, a AmBev prossegue agora para o segundo estágio do plano e conta conosco para continuar contando essa bonita história. Centenas de pequenos produtores receberão as suas primeiras mudas e já contam com orientações e ensinamentos da cervejaria, que será a compradora certa das plantas após colheita. Esse modelo se disseminará para possuir a participação de diversas famílias podendo acrescentar em muito para uma completa virada de jogo na realidade da serra catarinense, trazendo bons frutos para todos os envolvidos.

O desenvolvimento de uma cerveja única derivada dessa parceria é questão de tempo e a Terra Molhada segue honrada em participar de projetos que transcendem o foco produtivo, também agregando ao meio ambiente e à sociedade.

Sistema de irrigação e fertirrigação para lúpulo

Postagens Recomendadas
Ajuda? Fale com a gente.