Referência internacional em irrigação, NaanDanJain dá treinamento em Holambra

Terra Molhada é escolhida como sede da apresentação de novas técnicas e produtos de irrigação

Discutir a economia de água e energia elétrica nunca foi tão importante entre os agricultores. Diante do cenário de crise hídrica sobre todo o Estado de São Paulo, a necessidade de conhecer e aplicar novas técnicas e produtos de irrigação tem sido o diferencial para muitos produtores.

Pensando assim, a empresa indiana NaanDanJain escolheu a empresa Terra Molhada – sua parceria comercial em Holambra -, para uma palestra sobre as novas técnicas mundiais e os produtos de tecnologia de ponta para os mais diversos cenários de irrigação. Quatro empresas da cidade foram convidadas para o treinamento ministrado pelo expert no assunto, Aharon Milika.

O curso aconteceu no dia 7 de outubro e seu objetivo foi o de treinar técnicos e montadores de projetos de irrigação de Holambra. “A palestra reforça o uso de alguns produtos e já nos apresentou lançamentos de 2015, focando principalmente o baixo consumo de água, o grande desafio enfrentado hoje pelos produtores”, explica o engenheiro agrônomo, sócio e projetista da Terra Molhada, Cassio Sampaio Pupo Nogueira.

Segundo Pupo Nogueira, conhecer os novos equipamentos e técnicas de irrigação é importante principalmente devido à necessidade do mercado agricultor em contar com uma distribuição uniforme de produtos, seja defensivos ou fertilizantes. “Cada estufa tem um projeto diferente, mas, todas precisam de uniformidade na distribuição de água e produtos. Ser eficiente hoje em dia, reduzindo o consumo de água, energia elétrica e inclusive dos demais produtos, reduz os riscos e aumenta em muito a competitividade do produtor no mercado”, reforça.

De acordo com o empresário da Terra Molhada, Cassio Sampaio Pupo Nogueira, sua empresa foi escolhida como sede do treinamento devido ao seu volume de compras e aplicação técnica dos produtos da NaanDanJain em seus projetos no Brasil. “Ficamos orgulhosos em receber a programação da nossa parceira e os técnicos das demais empresas convidadas. Isso mostra não só o prestígio da nossa empresa, mas, de Holambra como grande produtora agrícola”, disse.

IRRIGANDO COM EFICIÊNCIA

Durante a palestra em Holambra, Aharon Milika apresentou equipamentos e técnicas utilizados em estufas, por aspersão para irrigação ou nebulização para controle climático interno. Cerca de 50 pessoas participaram do treinamento, que contou com visita a estufas e palestras técnicas.

“A NaanDanJain é uma empresa mundial de capital indiano, mas que se formou recentemente com uma fusão israelense. Temos sede na Austrália, Alemanha, Itália, França, Brasil, México, Espanha, Chile e é desses países que absorvemos conhecimento para chegar às técnicas e produtos mais eficientes em irrigação no mundo, porque cada lugar tem uma necessidade específica e saber usar a tecnologia ao seu favor faz toda a diferença”, explica.

De acordo com Francisco Nuevo, gerente comercial com foco em revendas da empresa no Brasil, o cenário de falta de água mostra a necessidade de os produtores locais estarem atentos às novidades do mercado.

“Nosso laboratório em estufa sempre foi a Holanda, uma vez que os produtores de lá exigem uma eficiência de irrigação acima de 95% em uniformidade e distribuição por meio da automação, o que reduz em muito o custo de mão de obra, energia elétrica e consumo de água. Os produtores de Holambra conhecem os sistemas holandeses e sabem que podem contar aqui no Brasil exatamente com os mesmos equipamentos e técnicas utilizados lá fora”, aponta.

Para Clodoaldo Martins, consultor em gestão de estoque, o dia de treinamento foi bastante proveitoso. “Não só na visita no campo, mas também na palestra, o curso acrescentou conhecimento técnico para atendermos cada vez melhor nossos clientes. É um prazer compartilhar ideias com Aharon Milika, técnico internacional já aposentado do setor, mas atuante como representante de uma empresa com mais de 30 anos de experiência no mercado”, arremata.

Postagens Recentes